segunda-feira, 27 de agosto de 2007

Plano Piloto

Mais uma noite na rua. Mais uma noite aprendendo cada vez mais nas ruas de Brasília. Mais uma vez bebendo e conversando e ouvindo coisas interessantes que me fazem pensar... Lá estava eu bebendo frisante num bar muito cult com amigos; de assunto em assunto, chegou-se ao planejamento de Brasília. Um dos ocupantes da mesa explicou que Lúcio Costa, ao planejar a cidade, tinha em mente a criação de quadras que funcionariam como pequenas vilas, onde os moradores encontrariam tudo de que necessitassem à distância de uma curta caminhada. Lúcio imaginava que cada quadra teria escola, comércio local e diversão e que as pessoas precisassem de seus carros apenas para ir ao trabalho. Simples assim. Gargalhei. Gargalhei aquela gargalhada que aqueles que me conhecem sabem bem. Essa é uma excelente piada! Pobre Lúcio! Tão ingênuo! De onde quer que ele esteja nesse momento, deve estar profundamente decepcionado com os desvios do seu planejamento, com o rumo que o Plano Piloto tomou, com a necessidade extremada de um carro para fazer praticamente tudo nesta cidade.
Bem, esse papo regado a frisante me fez pensar sobre planejamentos... Passamos tanto tempo planejando, pensando e repensando, traçando planos e estratégias para, no fim das contas, percebermos que a vida simplesmente acontece. Enquanto gastamos nossos chips cerebrais com o árduo planejamento de nossas vidas, elas estão correndo, fluindo, escapando do aprisionamento que tentamos construir. Na verdade, a dinâmica da vida é difícil de ser cercada, retesada, freada, acelerada... Ela simplesmente acontece no seu tempo e a seu modo. Acredito que seja mais saudável desejar. Os desejos são guias, iluminam a caminhada, mas não impedem o movimento natural das coisas. Eles permitem as mudanças súbitas de rumo ou a parada total; permanecem lá e servem de inspiração. Inspirados pelos desejos, realizamos mais e ficamos menos frustrados, porque não estamos fechados num esquema que tem que dar certo. Desejando, não adiamos o viver, aproveitamos cada dia. Concluindo, deixo aqui um trecho de Luiz Fernando Veríssimo: ‘Gaste mais horas realizando que sonhando, fazendo que planejando, vivendo que esperando, porque embora quem quase morre esteja vivo, quem quase vive já morreu’.

P.S.: Nesta foto estou em mais uma jornada exploratória no mundo das bebidas alcoólicas... Esse é o trifásico... Três vezes eficiente. Hic! Hic!

9 comentários:

  1. Pra que planejar as coisas? Na maioria das vezes as coisas não saem da forma como esperávamos mesmo...então o negócio é ser impulsivo, e simplesmente ir fazendo as coisas que temos vontade! Talvez esse seja o segredo da felicidade...ou talvez não...

    ResponderExcluir
  2. Eita! Não pensei em anarquia, não...

    ResponderExcluir
  3. Simplesmente demais. Escreve muito bem o que pensa. Eu infelizmente penso muito, mas nunca coloco as coisas tão claramente como faz. Vejo em tuas palavras tempos de mudanças, que para mim, estão acontecendo a cada instante, "long de casa, há mais de uma semana, há milhas e milhas distante...".

    Continue a escrever e a raciocinar da maneira que faz.

    Yuri
    IPHAN-Alagoas

    ResponderExcluir
  4. Lendo isso eu planejo apenas uma coisa: aprender a dirigir...

    =)

    ResponderExcluir
  5. Não acho mto difícil entender pq as pessoas se apoiam nos planos. Fazemos isso para dar sentido à tudo o q não conseguimos compreender. O planejamento é a esperança de alguma realização, é a justificativa para todo o nosso esforço. Afinal de contas, todas as tribulações tem que valer a pena.(Não é assim que normalmente pensamos?)Acho que a grande verdade é que a vida é tão assustadoramente simples que contemplá-la somente seria insustentável. Poucos tem essa coragem, poucos são os que deixam de buscar respostas pra todas aquelas perguntas irrelevantes que ainda insistimos em fazer ao longo do que chamamos de vida.

    ResponderExcluir
  6. O ser humano é o único que nasce e tem noção do futuro... Ele já nasce para a morte. Acho que isso é que faz com que ele queira planejar tanto para não 'perder tempo', mas acaba se perdendo nos planos e não aproveitando o que acontece!

    ResponderExcluir
  7. pelo visto, o estilo de vida dos brasilienses é mto parecido com o do povo na Austrália. :)

    gostei do seu blog. cheguei àqui por recomendação da cátia. visitarei mais.

    ResponderExcluir
  8. bianca....vc escreve bem e gosta.....gostaria de te fazer uma sugestão.....ou melhor.....uma pergunta...duas...pq vc num escreve comentarios sobre acontecimentos....na sociedade ? e tbm pq vc num coloca em foco esse gosto seu e centraliza num projeto d um livro.....?

    ResponderExcluir
  9. Tenho lido sobre a arte de escrever... Eu penso em escrever um livro, mas ainda não decidi o gênero...

    ResponderExcluir