quarta-feira, 23 de setembro de 2009

Por que desejo esse?

Um pouco de Roland Barthes hoje:

“Encontro pela vida milhões de corpos; desses milhões posso desejar centenas; mas dessas centenas, amo apenas um. O outro pelo qual estou apaixonado me designa a especialidade do meu desejo. Foram precisos muitos acasos, muitas coincidências surpreendentes (e talvez muitas procuras), para que eu encontre a Imagem que, entre mil, convém ao meu desejo. Eis um grande enigma do qual nunca terei a solução: por que desejo esse?”

(Fragmentos do discurso amoroso, 1981)

 

3 comentários:

  1. Maravilhoso texto! Simples, duro, real, sensível, complexo...
    Só confirma minha teoria de que talvez sejamos, no fim das contas, a própria busca; de que a vida, talvez, seja o intercalar de incompletudes; de que a felicidade possa estar, justamente, no movimento diário de procurar, nessa impermanência dos encontros e (re)encontros, aquela pessoa que inexplicavelmente consegue refletir, para nós mesmos, como espelho, o que temos de melhor e de pior e que, por isso, nos define, nos "delimita a fronteira", nos especializa (nas sábias palavras do amigo Barthes). Encontrar alguém assim é encontrar a si mesmo e por isso o amor, muitas vezes, dói... Para mim, a resposta ao enigma de Barthes é que o amor é desejar e odiar - ao mesmo tempo - aquela pessoa única, específica, que, como um "espelho mágico", revela e escancara, todos os dias, o que temos de grotesco e de sutil, de belo e de feio. O "amor espelho" é, para mim, brutal, inesquecível, verdadeiro, maravilhoso...

    ResponderExcluir
  2. É justamente pela minha incapacidade de entender que acabo concluindo, depois de muitos burros n'água e murros em ponta de faca, que o que acontece mesmo não merece outro nome que não "Cisma". Olhamos inúmeros, desejamos muitos, acabamos por "ter" alguns e cismamos com um ou outro. Comentários como o meu poderão ser tachados de pessimistas ou recalcados, mas eu no máximo o rotularia de pretensioso, meramente por tentar responder o que gerou dúvida no Sr. Barthes.

    ResponderExcluir
  3. Tb me pergunto muito isso.
    E adoraria saber a resposta para nao desejar quem eu desejo.
    E pior que por mais que eu tente pensar: Vc já esqueceu!
    Ele continua a insistir em me tocar, mesmo que seja nos meus sonhos, ou seria pesadelo?
    Adorei o texto!
    Espero q o corpo q vc tanto deseja seja de uma boa alma e que te deseje tb!

    ResponderExcluir