quinta-feira, 12 de junho de 2008

...não há fusão.

Estética da Criação Verbal - Mikhail Bakhtin: Quando contemplo um homem situado fora de mim e à minha frente, nossos horizontes concretos, tais como são efetivamente vividos por nós dois, não coincidem. Por mais perto de mim que possa estar esse outro, sempre serei e saberei algo que ele próprio, na posição que ocupa, e que o situa fora de mim e à minha frente, não pode ver: as partes de seu corpo inacessíveis ao seu próprio olhar, – a cabeça, o rosto, a expressão do rosto - o mundo ao qual ele dá as costas, toda uma série de objetos e de relações que, em função da respectiva relação em que podemos situar-nos, são acessíveis a mim e inacessíveis a ele. Quando estamos nos olhando, dois mundos diferentes se refletem na pupila dos nossos olhos. Graças a posições apropriadas, é possível reduzir ao mínimo essa diferença dos horizontes, mas para eliminá-la totalmente, seria preciso fundir-se em um, tornar-se um único homem.

2 comentários:

  1. Olá Bianca!
    Realmente é muito lindo e verdadeiro o que você escreveu. Para mim é isto que faz de cada um de nós uma pessoa especial, coisas que somente os outros podem ver em nós e por isso dizer quem somos.
    Beijos e abraços com muiiiiita saudade.
    Marie.

    ResponderExcluir
  2. Esse texto é muito bom!

    ResponderExcluir