quarta-feira, 4 de junho de 2008

Embriaguez

Descobri algumas atividades essenciais aqui pelo cerrado... A primeira delas, como já disse na apresentação deste blog, é escrever. E para escrever, tenho lido mais do que estava acostumada a fazer, incluindo nas leituras incessantes muita poesia. Aliás, me descobri seguidora de uma nova religião, a religião da poesia! É no poder da poesia que acredito; é a poesia que pratico; é nela que quero viver e deixar viver.
Uma segunda atividade, que se tornou extremamente freqüente, é beber, beber bebidas alcoólicas, beber até me perder, não ter mais sentidos, sentir que tudo flui, que exalo o meu eu, que me perco nos limites do meu corpo, me perco até adormecer...
Já falei demais por hoje... Deixo aqui um poema sábio de Baudelaire. É mais que um poema; é a tradução do meu novo estilo de vida. E se conselho fosse bom...


Enivrez-Vous
(Clarles Baudelaire)
Il faut être toujours ivre.
Tout est là:
c'est l'unique question.
Pour ne pas sentir
l'horrible fardeau du Temps
qui brise vos épaules
et vous penche vers la terre,
il faut vous enivrer sans trêve.
Mais de quoi?
De vin, de poésie, ou de vertu, à votre guise.
Mais enivrez-vous.
Et si quelquefois,
sur les marches d'un palais,
sur l'herbe verte d'un fossé,
dans la solitude morne de votre chambre,
vous vous réveillez,
l'ivresse déjà diminuée ou disparue,
demandez au vent,
à la vague,
à l'étoile,
à l'oiseau,
à l'horloge,
à tout ce qui fuit,
à tout ce qui gémit,
à tout ce qui roule,
à tout ce qui chante,
à tout ce qui parle,
demandez quelle heure il est;
et le vent,
la vague,
l'étoile,
l'oiseau,
l'horloge,
vous répondront:
"Il est l'heure de s'enivrer!
Pour n'être pas les esclaves martyrisés du Temps,
enivrez-vous;
enivrez-vous sans cesse!
De vin, de poésie ou de vertu, à votre guise.

Embriague-se
É preciso estar sempre embriagado.
Aí está:
eis a única questão.
Para não sentir
o horrível fardo do Tempo
que pesa os seus ombros
e o inclina em direção à Terra,
é preciso que se embriague sem cessar.
Mas com quê?
Com vinho, com poesia, ou com virtude, à sua escolha.
Mas se embriague.
E se porventura,
nos degraus de um palácio,
na relva verde de um fosso,
na morna solidão de seu quarto,
você acordar,
a embriaguez já tiver diminuído ou desaparecido,
pergunte ao vento,
à onda,
à estrela,
ao pássaro,
ao relógio,
a tudo que flui,
a tudo que geme,
a tudo que gira,
a tudo que canta,
a tudo que fala,
pergunte que horas são;
o vento,
a onda,
a estrela,
o pássaro,
o relógio,
responderão:
“É hora de se embriagar!
Para não ser escravo martirizado do Tempo,
Embriague-se;
Embriague-se sem cessar!
Com vinho, com poesia ou virtude, à sua escolha.”

4 comentários:

  1. Olá Bia!
    Fiquei feliz com a descoberta da primeira atividade: que é a poesia. Mas não gostei nem um pouquinho da segunda atividade: que é beber, se é que entendi o sentido de beber. Penso que você pode sentir que tudo flui, exalar o seu eu, se perder nos limites do seu corpo até adormecer e carregar o fardo do Tempo, mas sem beber.
    Quanto a poesia de Baudelaire é realmente linda, com exceção do embebedar-se com vinho!
    Beijos e por favor repense sua segunda atividade.
    Com carinho e amor.
    Maezinha.

    ResponderExcluir
  2. The Illusion of It All
    by: Michael Christiansen

    Days filled with sunlight are dark
    Nights, clouded, bright
    Senses alert during the night
    Dulled by the brightness of sunlight

    So dense we are not to see
    The duality of it all here.
    We should cherish how to be
    And embrace with our hearts
    That which is truly dear.

    Some say, "Oh, that's too strange!"
    When, really, they should rearrange
    Their values, ears, and eyes
    to become one who is wise.
    This, is the illusion of it all!

    =***

    ResponderExcluir
  3. Linda contribuição, Rê! =)
    Thanks!

    ResponderExcluir
  4. Oi, te mando um poema de alice ruiz, espero que beba..sem moderação!!!
    Orlando


    já não temo os fantasmas
    invoco a todos
    que venham em bando
    povoar meus dias
    atormentar minhas noites

    entre tantos
    loucos e livres
    existe um
    que é doce
    e que me falta

    ResponderExcluir