quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Problema meu? Não! Problema nosso!

Antes de prosseguir com o post, gostaria de dizer que não sou feminista. Já manifestei isso aqui no blog, num outro post, mas é sempre bom repetir... Penso que radicalismo, de maneira geral, não é uma boa ideia. E, por isso também, não apoio o machismo e suas variações (entre outros vários motivos...).

Bom, cá estou eu curtindo minhas merecidas férias, de volta à minha origem fluminense! Comecei minha peregrinação no Rio e segui para Volta Redonda, minha cidade natal, onde não pisava há 7 meses. Para aqueles que não sabem, VR é uma cidade localizada no sul do Estado do Rio de Janeiro, conhecida como a Cidade do Aço, graças à instalação da Companhia Siderúrgica Nacional (CSN). VR tem cerca de 400 mil habitantes e funciona como pólo de estudo, trabalho e diversão. Entre uma conversa e outra sobre as muitas questões mais polêmicas que habitam o espaço entre o céu e a terra, escutei a seguinte colocação feita por uma integrante do sexo feminino: "(...) mas, Bianca, as tarefas domésticas são, de certa forma, de responsabilidade da mulher."


Pára tudo.  o.O

Do site http://www.jan-leasure.com/spring-cleaning-tips.


Ouvir aquela colocação me deixou tão irritada, que acho até que perdi um pouco a linha na hora... Primeiro, isso coloca no lixo todos os anos de luta do Movimento Feminista, que buscou (e ainda busca) a igualdade de direitos para homens e mulheres. Não sou (tão) inocente para afirmar aqui que as mulheres já competem em pé de igualdade com os homens no mercado de trabalho, nem que elas recebam salários compatíveis com as mesmas horas trabalhadas por eles. Também sei que, ainda hoje, as mulheres são discriminadas em certas profissões simplesmente por não serem do sexo masculino. Mas não podemos mais continuar pactuando com a ideia de que tudo o que se refira à limpeza e à organização de um lar seja de responsabilidade exclusiva das mulheres.

Do site http://o5.com/daily-weekly-and-monthly-cleaning-checklists-for-every-room.


Além disso, foi impossível não parar pra pensar na minha condição: casada, dividindo espaço com um ser humano do sexo masculino, os dois trabalhando para sustentar a casa. O que faz de mim a única responsável por organizar o ambiente onde vivemos? O que faz de mim a única pessoa escolhida para se importar com a limpeza da casa que habitamos? Hein? Hein? 


Se existem duas (ou mais) pessoas morando no mesmo espaço, por que é que o elemento do sexo feminino é quem deve se preocupar com a limpeza e a organização? Os homens são imunes à sujeira e à desorganização? A falta de limpeza e organização somente faz mal à saúde das mulheres? Os homens são, por um acaso, incapazes de reconhecer as melhorias que podem ser implementadas numa casa? Tenho certeza que não.


Então, por que ainda ouvimos esse tipo de colocação?


Do site http://www.bgrservice.com/services.


Na minha opinião, ainda existem muitos machistas por aí, homens e mulheres. Sim, mulheres. O pensamento machista afeta os dois grupos. Um sustenta o posicionamento do outro: para mulheres que aceitam a responsabilidade das tarefas domésticas, há homens dispostos a não se responsabilizarem por elas. Uma atitude alimenta a outra.


E será que este tipo de pensamento se esgotará um dia? Não sei. Só sei que EU não serei responsável por passá-lo adiante. Ever!

6 comentários:

  1. Ah, minha flor...
    falou e disse de novo! Concordo demais contigo. Mesmo porque, aqui em casa nunca teve essa parada de mulher na limpeza e organização..
    Somos três homens (já fomos quatro) e a minha mãe. Então aqui quem manda é ela, quem divide as tarefas entre os filhos) é ela e AI de quem não chegar junto de uma pia de louça ou uma arrumaçãozinha.
    Assim, aprendemos todos a fazer de tudo para tornar a convivência mais fácil e prazerosa, pois, convenhamos, qualquer pessoa que se preste a fazer sempre o mesmo serviço porque os outros não se responsabilizam também por ele, vive de cara amarrada.
    Que esse espírito servil não seja passado adiante!
    Cheiro, flor!

    ResponderExcluir
  2. Provavelmente esta vai ser uma versão menor do meu comentário que foi apagado mais cedo. :( Mas vamos ver, começava mais ou menos assim:

    Engraçado você começar dizendo que não é feminista e em seguida escrever um post todo feminista. :p Porque feminismo é exatamente isso: a idéia de que papéis de gênero ("coisa de homem" e "coisa de mulher") são construções sociais, e não determinações biológicas. Se você acredita que não foi feita pra cuidar da casa só por ter nascido mulher, e que o Márcio não foi feito pra ser o provedor só porque ele é homem, você está defendendo uma idéia feminista.

    E aqui tem uma sutileza: o feminismo não diz que as mulheres não possam ou não devam ser donas-de-casa, nem que os homens não possam ou não devam ser os provedores. Todos podem tomar para si a função que quiserem, desde que isso seja feito por escolha, e não por imposição social. Em princípio, não há nada de errado numa mulher ser dona-de-casa, se essa for a vontade dela, e não uma obrigação.

    O que complica é a falsa noção construída pela mídia de que feminismo é o contrário de machismo. Não é. Machismo é a idéia de que os homens são superiores às mulheres, simplesmente por serem homens, e que a melhor forma de organização social é o patriarcado. O seu oposto é o femismo (sem o "ni" do femiNISmo), a idéia de que mulheres são superiores aos homens, simplesmente por serem mulheres, e que a melhor forma de organização social é o MAtriarcado. O feminismo não concorda com isso e reivindica direitos iguais para ambos os sexos. Ou seja, não é uma idéia radical. Na verdade, feminismo é justamente o equilíbrio entre dois extremos. ;)

    Tem um teste muito simples e básico pra saber se você é feminista ou não, recomendo: http://cynthiasemiramis.org/2011/04/01/teste-voce-e-feminista/

    ResponderExcluir
  3. oi, Marcelo! ;)
    bom, adoro saber sobre mães que colocam os filhos pra aprenderem de tudo! isso é fundamental pra que os meninos de hoje não se tornem os homens de amanhã que pensam que, ao casar, estão trocando de cuidadora... aff! :/
    quanto à sua mãe dividir as tarefas, acho que isso é um passo para a evolução total: ninguém precisar dizer o que o outro tem que fazer, porque é óbvio e todos enxergam que precisa ser feito. portanto, as pessoas se voluntariam para fazê-lo.
    na minha casa, hoje, já ouvi do Marcio: "me diz o que tem que ser feito. me peça que eu faço." sinceramente? não curto isso. essa situação tá longe de ser ideal. quando ele diz isso, tá colocando a responsabilidade pela organização das tarefas em mim, quando, na verdade, o lar é nosso e, portanto, melhorá-lo é dever dos dois. mas eu tenho fé... um dia a gente chega lá! ;)

    beijo no coração, querido!

    ResponderExcluir
  4. uai, se vc é contra o machismo, vc é feminista. feminista não é ser necessariamente radical. são coisas ideologicamente tão distintas qt ser cristão e ser fundamentalista cristão. tvz o nome melhor pra feminismo fosse antissexismo, mas o fato é q o movimento se fez com este nome e não tem p q razão, fora machismo, tirar o femina dali. feministas querem direitos iguais, não mais direitos q os homens. veja meu marido também, feminista de carteirinha. :D (e, pelo q ouvi, o seu tb é!) e ser feminista tb não quer dizer não ser feminina. veja eu, linda e feminista. :) e vc tb, só falta assumir o título. ;)

    ResponderExcluir
  5. queridas Nat e Elisa!

    bom, acho que eu não me considero feminista, não só pelo radicalismo. não consigo assumir o rótulo porque, na verdade, não enxergo homens e mulheres como iguais. a diferença entre eles não pode ser negada e, de maneira alguma, não deve ser usada pra colocar um pra baixo e o outro pra cima. a impressão que tenho da mensagem do movimento feminista é que elas querem negar essa diferença. pode ser pura ignorância minha, mas é o que consigo perceber ao ler certas colocações feministas.
    depois de ler as definições de 'feminismo' dadas por vocês (aliás, Elisa, lição extra até de formação de palavras!), penso que estamos na mesma sintonia. ;) lindas e feministas!

    obrigada por contribuírem brilhantemente! e me converterem!
    beijos!

    ResponderExcluir
  6. ah, Elisa!
    fiz o teste... feminista na veia!!!
    beijo!

    ResponderExcluir